RESULTADO 1ª CHAMADA PIBITI 2017/2018

14/07/2017 16:25

Ao longo do dia 13 de julho o processo de submissão e julgamento das solicitações de bolsas do PIBITI para o ciclo 2017/2018 foi avaliado por dois consultores externos à UFSC. Foram analisados o Edital do PIBITI, o procedimento e o formulário de inscrição, os critérios de pontuação, o sistema de avaliação online e os resultados das avaliações realizadas pelo Comitê Interno de Avaliação do PIBITI. Os elementos de avaliação adotados foram confrontados com as diretrizes estabelecidas pelo CNPq. No conjunto, todo o processo recebeu parecer favorável dos dois consultores e foi autorizada a divulgação dos resultados. A comissão apontou ainda alguns problemas pontuais e deixou sugestões para melhorias do processo de avaliação que serão adotadas no próximo ano. Dentre outras sugestões, sugeriu-se agregar à plataforma de submissão de propostas uma funcionalidade capaz de importar a produção do currículo Lattes do proponente.

Com 60% do peso da avaliação o currículo do proponente foi decisivo para a pontuação da proposta. Diferentemente do PIBIC, onde a produção científica tem um peso muito forte, no PIBITI a componente tecnológica do currículo é mais valorizada. Patentes, registros de software e a detenção junto ao CNPq de uma Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) foram itens de grande impacto na pontuação do currículo. Em função disso, nem todos os pesquisadores com excelente perfil científico tiveram pontuações proporcionalmente elevadas na componente tecnológica. Assim, algumas propostas não atingiram a pontuação mínima de 6,00 para classificação.

De um total de 119 propostas submetidas foram aprovadas 40 bolsas para o PIBITI. Os pareceres emitidos pelos avaliadores bem como os meios necessários para apresentar pedidos de reconsideração estão disponíveis no Formulário IC Online. O prazo para os pedidos de reconsideração se encerra às 18h do dia 19/07/2017.

Para os que tiveram bolsas aprovadas informamos que a indicação do bolsista pode ser feita até o dia 03/08/2017. A entrega do termo de outorga assinado deverá ser feita na Propesq até o dia 31/08/2017.