Prorrogação ciclo 2019/2020

16/09/2020 09:04

O CNPq prorrogou o ciclo 2019/2020 em um mês (agosto) e efetuou o pagamento de uma 13ª bolsa (recebida em setembro) referente a esta prorrogação. Mesmo tendo sido este pagamento adicional uma iniciativa unilateral do Conselho, a UFSC decidiu acompanhar essa decisão e pagará da mesma forma os bolsistas da contrapartida institucional.

O pagamentos dos bolsistas que recebem com recursos da contrapartida da UFSC já foi solicitado, mas ainda não foi efetivado. Desta forma, reiteramos que todos os alunos que completaram o ciclo 2019/2020 receberam ou receberão a 13ª bolsa.

E, para que possamos melhor aproveitar essa iniciativa, a Propesq propôs que fosse incluída como atividade dos bolsistas, a entrega de um VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, de até 3 minutos, até o dia 20/10/2020, em ambiente que receberá os respectivos vídeos no repositório institucional, cujo tutorial fora enviado por e-mail a todos os alunos e orientadores.

Solicitou-se que o vídeo seja produzido de forma que seja compreendido pela população de um modo geral, numa tentativa de aproximar a ciência ao cotidiano dos brasileiros. E que nele seja utilizada linguagem simples, acessível ao público leigo, evidenciando como a pesquisa/atividade científica do grupo de pesquisa pode contribuir para o bem estar do indivíduo e/ou da sociedade.

O tema fica a critério dos alunos e orientadores e pode ser escolhido entre:
1) seu projeto de pesquisa
2) seu laboratório
3) seu grupo de pesquisa

Gostaríamos de agradecer as mensagens recebidas e a compreensão de todos com essa nova tarefa que irá demandar um pouco mais da dedicação de todos vocês. Mas esse trabalho será por uma boa causa, já que estamos vivendo um momento de grande desconfiança da ciência e é oportuno que os cidadãos comuns percebam a importância do trabalho desenvolvido por cada um de vocês na UFSC.

O objetivo é nos aproximar do cidadão comum, que acha que a “ciência” não faz parte do seu dia-a-dia, por isso a meta é um vídeo curto, de 3 minutos, com linguagem bem simples e atrativa, a começar pelo título.

Os títulos devem ser simples e aguçar a curiosidade. Por exemplo, ao invés de “Cultivo hidropônico do espinafre em sistema…”, seria mais atraente: “É possível cultivar espinafre na água?”.

Para isso, a Agecom está nos ajudando e produziu um guia especial para orientá-los: https://agecom.ufsc.br/2020/09/15/divulgacao-cientifica-como-fazer-voce-mesmo-um-bom-video/.

Façam a seguinte reflexão antes de gravar:  “Como eu contaria para a minha avó sobre o meu trabalho?” ou “Se eu falar a palavra algoritmo qualquer pessoa vai entender?” ou, ainda, “Como eu posso deixar acessível para que faça sentido para os meus amigos que não são da área?”.

Vejam o tutorial da Agecom, e usem a criatividade e imaginação!

Deste material, a Propesq divulgará nas redes sociais oficiais da UFSC, semanalmente, 10 vídeos diferentes.

A solicitação é de que o vídeo, após gravado, seja submetido na comunidade própria do repositório da UFSC, em formato MP4, e o link gerado seja enviado por email para: noticias.propesq@contato.ufsc.br, informando o título do vídeo e a área do conhecimento em que está inserido. O assunto do email deve ser [DIVULGAÇÃO PIICT].

Para devolução da 13ª bolsa, os procedimentos encontram-se aqui no caso de bolsa UFSC e aqui no caso de bolsa CNPq.