Orientações adicionais Editais 2021

25/03/2021 14:36

Vimos esclarecer alguns tópicos sobre os editais PIBIC 2021/2022 e PIBITI 2021/2022 lançados em 2021:

– Serão consideradas as opções de classificações do Qualis A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C, conforme quadriênio 2013-2016 da Plataforma Sucupira.

– O período das produções científicas a serem inseridas é a partir de janeiro de 2018, conforme edital.

– De acordo com decisão do CNPq, o quantitativo de bolsas concedido pelo órgão será mantido e a vigência do ciclo será de setembro de 2021 a agosto de 2022.

– A vigência da proposta submetida deve estar contida na vigência do projeto de pesquisa Sigpex vinculado a ela.

– Desde que atendidos os requisitos de elegibilidade que constam no edital e garantida a capacidade de orientação – mesmo em afastamento, não há impedimento para submissão de proposta.

– Conforme os editais, em casos devidamente circunstanciados é permitida a substituição do orientador do trabalho pelo coorientador, que deve ser outro membro da equipe do projeto de pesquisa formalmente registrado, que atenda a todos os requisitos e que tenha sido previamente indicado no Projeto de Pesquisa anexado, no momento da submissão da proposta. Nestes casos, as informações referentes ao projeto permanecerão vinculadas ao proponente contemplado no sistema.

– É permitido vincular projeto de pesquisa Sigpex em que o proponente é membro colaborador (não é necessário ser coordenador).

– Não há renovação de bolsa. Assim, um mesmo estudante pode ser bolsista no ciclo 2021/2022 desde que o orientador submeta proposta, tenha o projeto aprovado e classificado e o indique novamente como bolsista.

– Sugerimos que, no caso de continuidade do projeto de pesquisa, esse fato seja mencionado na proposta bem como atualização do conteúdo levando em consideração o atual cenário pandêmico.

– Um mesmo projeto de pesquisa Sigpex pode ser vinculado por diferentes proponentes.

– Uma vez que monitoria de disciplina consta na progressão funcional docente e desde que seja possível sua comprovação no currículo Lattes do proponente, ela pode ser inserida como orientação na proposta PIBIC.

Mais informações encontram-se diretamente nos editais.

Quaisquer dúvidas entrar em contato por meio do pibic@contato.ufsc.br.