Ativação de bolsa na Plataforma Carlos Chagas

09/09/2021 15:25

Se você, estudante bolsista, recebeu um e-mail automático do CNPq, é necessário acessar a plataforma e dar aceite à bolsa para ativá-la e inserir seus dados bancários.

Para isso, ao acessar a Plataforma Carlos Chagas, verifique à esquerda a aba “Termos de Concessão” e clique em “Pendentes”.

Se você, estudante bolsista, não recebeu e-mail do CNPq mas recebeu e-mail da Coordenadoria sobre esse tópico, acesse a plataforma da mesma forma para ativar sua bolsa e inserir seus dados bancários.

A ativação das bolsas na Plataforma Carlos Chagas deve ser feita até dia 15/09/2021.

O CNPq comunica ainda, aos bolsistas indicados na plataforma que ainda não informaram seus dados bancários ao CNPq, que deverão realizar o procedimento abaixo indicado até a data de 15/09/2021:

1. Acesse a Plataforma Carlos Chagas;
2. Acesse a aba “Outros Bolsistas”;
3. Digite o “CPF” e a “Senha”, em seguida “Confirme”;
4. Clique em Gerenciamento de sua Bolsa /Dados Bancários;
5. Selecione o processo correspondente a sua bolsa e confira os dados apresentados. Em seguida, informe o código da agência bancária e a conta corrente e clique em “Enviar”.

Para o pagamento da bolsa, só será aceita conta corrente própria do Banco do Brasil.

Sobre o questionário socioeconômico cujo preenchimento é solicitado na plataforma do CNPq, solicita-se o acesso após algumas semanas quando esta estará mais estável. O referido questionário encontrar-se-á na aba “Pendentes” e o não preenchimento do questionário neste momento não acarreta em prejuízo no pagamento da bolsa.

Não é necessário informar por  e-mail a confirmação do aceite.

Se você, estudante bolsista, não recebeu nenhuma mensagem sobre ativação de bolsa, isso significa que a sua bolsa será paga com recursos da contrapartida da UFSC e já encontra-se ativa, ou seja, não é necessária ativação junto ao CNPq.

Se necessário, para atualização dos seus dados bancários no nosso sistema institucional, basta enviá-los por e-mail e aguardar retorno com a confirmação.

Orientadores podem verificar as indicações com o próprio acesso: abaixo do nome do aluno, se consta [BIP] ou [PIBITI_UFSC] trata-se de bolsa da contrapartida institucional. Se aparece [PIBIC] ou [PIBITI] ou [AF] trata-se de bolsa com recurso CNPq.

IMPORTANTE: 

Estudante, acesse seu Lattes, verifique as informações que constam nele, atualize se necessário, e ao final, clique em “Enviar ao CNPq”, pois caso contrário o Lattes mantém o status “Em preenchimento”, inviabilizando o cadastro na plataforma.