Curso “Consciência da ciência ou sociedade sem ciência?” – 2ª edição: Inscrições abertas

18/04/2022 16:37

Tendo em vista que uma das suas obrigações como bolsista de iniciação científica e tecnológica é realizar um minicurso de 8 horas/aula sobre metodologia científica, combate à desinformação e divulgação científica (item 10.2.2 do edital), vimos informar o lançamento da 2ª edição do curso intitulado “Consciência da ciência ou sociedade sem ciência?”:

Trata-se de um curso EaD autoinstrucional, promovido numa parceria entre a SEAD e a Propesq, e está estruturado em três módulos de conteúdo:

1) Conceitos Fundamentais sobre o Método Científico;
2) Pseudociências e Desinformação; e
3) Divulgação Científica.

Os conteúdos são apresentados por meio de videoaulas interativas na plataforma Moodle Grupos, gravadas pela professora Dra. Débora Peres Menezes, cientista brasileira, física nuclear, professora do departamento de Física da UFSC e presidente da Sociedade Brasileira de Física.

Por meio desta iniciativa inédita, espera-se contribuir para a sua formação de criticidade, promovendo a formação no método científico e em outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento e para a divulgação científica.

O curso é obrigatório às(aos) bolsistas e aberto a toda a comunidade interna (idUFSC). As inscrições deverão ser realizadas por você bolsista, entre os dias 18/04/2022 e 10/05/2022, pelo endereço: http://inscricoes.ufsc.br/consciencia-ou-sociedade-sem-ciencia2.

Gostaríamos de contar com o incentivo/reforço das(os) orientadoras(es) e o empenho dos(as) estudantes na realização desta atividade, que poderá ser realizada entre os dias 15/05/2022 e 30/06/2022, e que, neste período, contará com o apoio de tutores.

Reforçamos que a entrega do certificado de conclusão deste curso – cuja liberação só ocorre mediante a obtenção de nota máxima em todas as questões – é sine qua non e deverá ocorrer juntamente com a entrega do relatório final de atividades do(a) bolsista.