Abertas as inscrições para o 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e 12º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

23/08/2022 07:39

Estão abertas as inscrições para o 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e para o 12º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os bolsistas de graduação e os alunos de Ensino Médio devem se inscrever através dos respectivos formulários específicos até o dia 18 de setembro de 2022:

Inscrição 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Inscrição 12º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

O SIC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés do participante apresentar um painel junto com o resumo, um vídeo deverá ser produzido.

Até 2019, todos os bolsistas precisavam criar e inserir um vídeo na plataforma do YouTube. Porém, desde 2020 a plataforma para postagem dos vídeos dos alunos com informações sobre o projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, de 2 a 5 minutos, mudou e permanecerá sendo o Repositório Institucional, em uma comunidade criada especificamente para exibição deste conteúdo e manutenção de acervo do material produzido.

Sendo assim, o trabalho estará disponível online, ou seja, para um público abrangente. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.

Os requisitos do vídeo bem como os critérios de avaliação e cronograma de atividades estão disponíveis nos respectivos regulamentos. Ressaltamos a importância da leitura completa do material do seminário em que se inscreverá:

Regulamento 32º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC)

Regulamento 12º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM)

Na página de inscrição os interessados poderão ver algumas sugestões para facilitar a execução do vídeo e torná-lo mais atrativo.

Os vídeos e resumos elaborados pelos alunos serão avaliados por pesquisadores da mesma grande área de conhecimento e a nota final será dada a partir da média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. Assim, os que conseguirem melhor nota e forem selecionados, deverão apresentar oralmente suas pesquisas entre os dias 07 e 11 de novembro de 2022 de forma remota em salas virtuais na plataforma ConferênciaWeb ou em seminários presenciais no campus do departamento do orientador, durante a Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (SEPEX) 2022.

Nesta última etapa, os trabalhos apresentados oralmente serão novamente avaliados, sob critérios adicionais, nas apresentações orais, por uma comissão composta por avaliadores internos e externos. Os melhores trabalhos serão premiados.

Os prazos do SIC foram mantidos. Assim, os trabalhos enviados, após o período de inscrição e até o término do evento, eliminam pendências, mas estão impedidos de concorrer à premiação.