Indicação de bolsistas por tipo de bolsa
Ratificamos a orientação de que a alteração de aprovação, entre planos de atividades submetidos pelo mesmo proponente, só pode ser realizada caso ambos os planos tenham exatamente a mesma nota e refiram-se ao mesmo tipo de bolsa de IC.
Isso se dá pois, ao contrário dos editais PIBIC anteriores, o atual, para o ciclo 2024/25, tem como objetivo “Fomentar a política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida na UFSC por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica e ampliar a oportunidade de formação técnico-científica para estudantes de graduação cuja inserção no Ensino Superior tenha ocorrido por programa de ações afirmativas e/ou que fazem parte de grupos discriminados e subalternizados pela exclusão social“.
Ainda, destacamos que todas as solicitações de bolsa AF (1ª rodada) foram atendidas.
O mesmo edital ainda deixa explícita a forma de distribuição das bolsas ao longo do item 7.3.
Compreende-se a demanda dos proponentes que desejam priorizar a indicação de estudante à bolsa de concorrência geral – principalmente em caso de continuidade de projeto – mas ela não pode ser atendida.
Pois o edital apresentou em sua totalidade a intenção de que haja a busca ativa por estudantes de graduação vinculados a um programa de ações afirmativas e/ou que fazem parte de algum dos grupos descritos.
Sendo assim, ao receber uma bolsa (AF ou geral), em caso de recusa ou desistência, ela é redistribuída dentro da mesma unidade de ensino, conforme a ordem de distribuição. Ou seja, se um proponente abdicar da bolsa AF recebida, a sua posição na lista de distribuição será mantida na posição da segunda solicitação – uma vez que a primeira solicitação atendida foi da bolsa AF.