UFSC premia estudantes de graduação e ensino médio em programa de iniciação científica e tecnológica

16/12/2024 09:12

Pessoas premiadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação durante a cerimônia. (Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na manhã de sexta-feira, 13 de dezembro, a cerimônia de premiação do 34º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (34º SIC) e do 14º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (14º SIC-EM). Promovido pela Coordenadoria do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (CPIICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) da UFSC, o evento premiou os destaques das apresentações orais e dos trabalhos de iniciação científica, e celebrou a dedicação e o talento dos estudantes da graduação e do ensino médio.

“Hoje temos aqui uma celebração do avanço da pesquisa e do potencial científico dos estudantes da UFSC e do ensino médio. Temos orgulho de seguir dando continuidade e implementando melhorias neste programa que é um marco importante na trajetória de cada um de seus participantes com a ciência,” disse William Gerson Matias, superintendente de Projetos da Propesq.

“A iniciação científica é um grande estímulo pela renovação de talentos para a ciência. Agradeço os bolsistas de iniciação científica, e professores e técnicos-administrativos que dedicam seu trabalho à formação dos futuros cientistas”, salientou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick. Em sua fala, o gestor destacou o crescimento da pesquisa na UFSC nos últimos anos, especialmente em sua gestão. “Alcançamos um crescimento saindo de cerca de 200 projetos financiados para atuais 650, muitas oportunidades de pesquisa e inovação”, destacou, enquanto agradeceu a equipe da Propesq por sua dedicação na gestão desses projetos.

Jacques Mick enumerou diversos avanços recentes e investimentos que ajudaram que o interesse em iniciação científica pudesse ser estimulado na UFSC, desde o ensino médio. Um desses avanços anunciados pelo pró-reitor é uma política de equidade na concessão de bolsas de iniciação científica, priorizando mulheres professoras e técnicas que atuam na pesquisa em áreas que costumam ter um número menor de mulheres. “As pesquisadoras estarão no topo da fila de concessão de bolsas IC”, declarou.

Premiação

William Gerson Matias, superintendente de Projetos; Jacques Mick, pró-reitor e Maria Luiza Ferreira, coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, membros da gestão da Propesq discursaram no evento. (Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC)

Seis estudantes de graduação foram premiados no 34º SIC, após serem sorteados entre os selecionados para as apresentações orais pelas unidades de ensino. Como recompensa, os vencedores ganharam inscrições e passagens de ida e volta para a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. Além disso, cada um recebeu uma bolsa no valor de R$ 1.400, destinada a cobrir custos de hospedagem e alimentação durante o evento.

O Seminário voltado para o ensino médio, o 14º SIC-EM, premiou duas estudantes, com destaque foi para o sorteio de um trabalho premiado com um Kindle (leitor digital) oferecido pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc).

Os participantes receberam quatro fones de ouvido sem fio, fornecidos pela Feesc, que também foram sorteados entre os participantes.

Confira, abaixo, a lista de estudantes que receberam premiações, seus orientadores e o link para os projetos submetidos:

Graduação – estudantes sorteados para irem à Reunião da SBPC
SIC Estudante Orientador Centro Projeto
Flávia Aiko Miura Gean Vitor Salmoria CTC Impressao 3D de Implantes Intrauterinos por Fabricação por Sinterizacao Seletiva a Laser
Cassiano Eric de Carvalho Marques Valdir Marcos  Stefenon CCA Desenvolvimento de marcadores moleculares microssatélites para duas espécies de bromélias endêmicas e ameaçadas do estado de Santa Catarina
Sarah Vitória Bristot Carnevalli Thiago Sousa Matias CDS Como se caracterizam os clusters de estilo de vida e de transtornos mentais em universitários brasileiros? Estudo piloto unilife-M
Joice de Souza Pinheiro Fabienne Antunes Ferreira CCB Estudo da Biologia de Cepas Clínicas de Staphylococcus aureus Resistentes à Meticilina (MRSA)
João Mário Basso Nunes Alfredo Ricardo Silva Lopes CED Projeto Sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância: formação dos professores
Gabriel Roberto Caripuna Milene Consenso Tonetto CFH Ética, Justiça Intergeracional e Mudanças Climáticas

 

Graduação – estudantes sorteados para receberem fones de ouvido
SIC Estudante Orientador Centro Projeto
Julia Eduarda Munaretto Silvani Verruck CCA Metagenômica aplicada à produtos artesanais: seleção de culturas starters autóctones e identificação de patógenos emergentes.
Ana Cristina Alvez Piza Duarte Eugenio Andres Diaz Merino CCE Instrumetação Tecnológica Design e Usabilidade bases para o desenvolvimento de produtos e serviços: captura de movimentos
Ângelo Merisio Marafon Tiago Turnes CDS Índices fisiológicos aeróbicos na corrida com e sem inclinação: comparação entre diferentes protocolos incrementais e correlação com a capacidade oxidativa muscular

 

Ensino médio – Estudante sorteada para receber um Kindle
SIC-EM Estudante Orientador Centro Projeto
Amanda Aciolly Cordeiro Alessandra de Freitas PIBIC-EM As relações de Gênero e Diversidade Sexual nas escolas brasileiras

 

Ensino médio – Estudante sorteada para receber fones de ouvido
SIC-EM Estudante Orientador Centro Projeto
Rosa Maria Pereira Miranda Gabriela Kaiana Ferreira PIBIC-EM Mulheres e Meninas na Ciência

 

Todos os trabalhos inscritos estão disponíveis no site do Seminário e no Repositório Institucional. Mais informações na página do SIC.

Mayra Cajueiro Warren | Jornalista da Agecom/UFSC
mayra.cajueiro@ufsc.br