Relatórios

Todos os bolsistas tem como compromisso apresentar os resultados de seu Plano de Atividades na forma de:
a) um Relatório Final ou Parcial (quando houver substituição de bolsista) de pesquisa; e
b) um resumo e um vídeo para o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC, a ser realizado em outubro do ano seguinte ao início da vigência da bolsa e, se selecionado, na forma de apresentação oral.

O Relatório Final e Parcial (quando for o caso) deve descrever as atividades desenvolvidas pelo bolsista durante o período em que esteve no Programa e apresentar os resultados alcançados com a execução do Plano de Atividades aprovado. Ele deve possuir as seguintes seções fundamentais (ou variantes), de acordo com a área de conhecimento:

a)    TÍTULO
b)    RESUMO (com 3 ou 4 palavras-chave)
c)    INTRODUÇÃO (revisão bibliográfica, justificativa e objetivos)
d)    MATERIAL E MÉTODOS
e)    RESULTADOS E DISCUSSÃO
f)    CONCLUSÕES
g)    REFERÊNCIAS

O Relatório Final e Parcial (quando necessário) deve relacionar, quando for o caso, as eventuais participações do bolsista nos principais congressos da área e publicações com o orientador em periódicos indexados e/ou com corpo editorial. Deve relacionar os títulos/autores e nome dos periódicos com referência bibliográfica completa.

O Relatório Final e Parcial (quando for o caso) precisa conter, ainda, nas conclusões, uma avaliação do aluno em relação aos benefícios da IC no seu aprendizado e formação científica.

Nos casos de substituição de bolsista, em até 30 dias, o bolsista que encerrou as suas atividades deverá apresentar o Relatório Parcial das atividades desenvolvidas até a data da interrupção. Neste caso, o bolsista substituto precisa inscrever-se no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

Nos casos de cancelamento do projeto, em até 30 dias, o bolsista que encerrou as suas atividades deverá apresentar o Relatório Final das atividades desenvolvidas até a data da interrupção. Neste caso, o bolsista ainda precisa inscrever-se no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

Os relatórios científicos descritos devem seguir o modelo da UFSC (ainda que simplificado), disponível aqui.