Divulgação Científica para a Comunidade

20/10/2020 15:05

Para atendimento à proposta da Propesq de elaboração de um VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA A COMUNIDADE, informamos que o prazo estabelecido até o dia 20/10/2020 trata-se de data para submissão de itens no repositório.

O envio do material por e-mail poderá ser realizado posteriormente ao recebimento do link gerado após análise e aprovação pela equipe.

Relembrando, o vídeo deve:

ter até 3 minutos

– ser em formato MP4
– ser submetido no repositório institucional (tutorial)
– ser produzido de forma que seja compreendido pela população de um modo geral, numa tentativa de aproximar a ciência ao cotidiano dos brasileiros
– apresentar linguagem simples, acessível ao público leigo
– evidenciar como a pesquisa/atividade científica do grupo de pesquisa pode contribuir para o bem estar do indivíduo e/ou da sociedade
– ter o link permanente (após aprovação) enviado por email para noticias.propesq@contato.ufsc.br, informando o título do vídeo e a área do conhecimento em que está inserido. O assunto do email deve ser [DIVULGAÇÃO PIICT].

A produção é livre! Use a criatividade e a imaginação!

O tema fica a critério dos alunos e orientadores e pode ser escolhido entre:
1) seu projeto de pesquisa
2) seu laboratório
3) seu grupo de pesquisa

O objetivo é nos aproximar do cidadão comum, que acha que a “ciência” não faz parte do seu dia-a-dia.

Por isso a meta é um vídeo curto, de 3 minutos, com linguagem bem simples e atrativa, a começar pelo título, que devem aguçar a curiosidade. Por exemplo, ao invés de “Cultivo hidropônico do espinafre em sistema…”, seria mais atraente: “É possível cultivar espinafre na água?”.

Para isso, a Agecom está nos ajudando e produziu um guia especial para orientá-los: https://agecom.ufsc.br/2020/09/15/divulgacao-cientifica-como-fazer-voce-mesmo-um-bom-video/.

Antes de gravar, pergunte-se: “Como eu contaria para a minha avó sobre o meu trabalho?” ou “Se eu falar a palavra algoritmo qualquer pessoa vai entender?” ou, ainda, “Como eu posso deixar acessível para que faça sentido para os meus amigos que não são da área?”.

Deste material, a Propesq vem divulgando nas redes sociais oficiais da UFSC, semanalmente, 10 vídeos diferentes.