AVISO – GREVE 2024

08/03/2024 15:53

A Coordenadoria do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica comunica que não haverá atendimento a partir do dia 11/03/2024 em razão da GREVE NACIONAL dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) por reestruturação da carreira e recomposição salarial.

Na mesa de negociação específica sobre reestruturação da carreira, em 22 de fevereiro, a proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforçou o mesmo índice de apenas 9% de correção no total, condicionando a categoria a optar pela aplicação desse percentual em recomposição salarial ou reestruturação da carreira.

Os TAEs têm, hoje, um dos salários mais defasados do serviço público federal, com cerca de 70% em perdas salariais acumuladas. E a proposta apresentada pelo governo federal em dezembro de 2023 para recomposição salarial, após meses de espera, prevê apenas 9% até o final dessa gestão. A primeira parcela de 4,5% seria paga em 2025 e a segunda de 4,5% em 2026 – sem qualquer valor previsto para 2024.

Diante da ausência de propostas, a categoria decidiu pela greve para pressionar o governo federal contra o aprofundamento da precarização do trabalho nas universidades e em defesa dos direitos dos trabalhadores e da Educação Pública.

Carta aberta à comunidade acadêmica e à sociedade

Nota oficial sobre a situação envolvendo a realização de formaturas na UFSC

Mobilização forte e crescente: técnicos da UFSC fazem balanço da primeira semana de greve