Orientador

Quero substituir um bolsista, porém ainda não tenho um novo (prazo de 30 dias). Utilizo a opção Cancelar ou Substituir?

R: Utilize a opção Cancelar. A substituição precisa necessariamente da indicação de um novo bolsista.

A substituição do bolsista no CNPq é automática quando feita pelo orientador?

R: Não. Ela precisa ser realizada pela PIICT.

Já realizei uma substituição de bolsista. Como não posso efetuar a segunda substituição, é possível cancelar o projeto e criar um novo utilizando a mesma bolsa até o final de sua vigência?

R: Não é possível. Necessário aguardar o próximo edital de bolsas.

Nos meses de janeiro e fevereiro o aluno não trabalhou e recebeu bolsa. Como devo proceder?

R: O aluno deve devolver os valores recebidos indevidamente para a UFSC, se ele for bolsista BIPI, ou para o CNPq, caso ele seja bolsista PIBIC deste órgão.

Tenho duas bolsas de IC iniciadas no ano passado que pretendo manter por mais um ano. Não entendi direito o procedimento para pedir a “renovação” das bolsas.

R: Não existe renovação de bolsa. A cada ano o procedimento é reiniciado. É preciso fazer o pedido novamente. É necessário acessar o link: https://pibic.sistemas.ufsc.br/ para isso.

Há um limite de permanência com bolsa PIBIC?

R: Não existe limite mínimo nem máximo de permanência como bolsista. As únicas condições exigidas são que o aluno esteja cursando a graduação, não tenha outra fonte de renda e seja indicado pelo professor orientador. Além de respeitar o que preconiza o edital lançado a cada ano.

O relatório parcial, este que deve ser enviado em caso de substituição, deve ser redigido pelo bolsista e pelo orientador. Mas, tendo em vista que haverá nova solicitação de bolsa, mas não manutenção do bolsista, o relatório deve ser redigido pelo aluno?

R: Pelo bolsista. Mesmo que ele não vá continuar.

Pedimos uma bolsa para um projeto em desenvolvimento e ela foi aprovada. Estamos com dúvida se necessitamos enviar o relatório final, pois a prorrogação do projeto foi solicitada justamente porque falta a conclusão de parte do projeto. Devemos enviar relatório parcial ou final?

R: É necessário o relatório final referente ao plano proposto ao aluno ora indicado. No ano seguinte será preciso o relatório final do plano que se inicia em agosto. Se o projeto vai continuar ou não, é indiferente. Relatórios parciais são obrigatórios somente em caso de substituição.

Estou indicando o aluno x para a bolsa. Ele está neste momento cumprindo o período de substituição do aluno y. O aluno y já me enviou o relatório e terei também o relatório do x. Como devo fazer? Juntar os dois relatórios e dar um único parecer, fazer dois pareceres, enviar em separado?

R: Sim. A ideia é que o relatório final seja uma junção das atividades executadas pelos dois bolsistas.

Em nenhuma circunstância um orientador poderá repassar a outro pesquisador a orientação de seu(s) bolsista(s). Em caso de impedimento eventual do orientador, O QUE INCLUI AFASTAMENTO PARA FORMAÇÃO OU QUALQUER OUTRO MOTIVO, a(s)  bolsa(s) retorna(m) à coordenação de IC da UFSC (PRPE)”. O afastamento por problemas de saúde e licença maternidade estão inclusos?

R: Em casos de afastamento e/ou licenças, devidamente circunstanciados, será permitida a manutenção da orientação do trabalho por todo o período de vigência da bolsa, desde que mantido o vínculo com a UFSC.

Outras disposições sobre o tema, consulte edital específico.

Como pesquisadora 1 do CNPq tenho direito a mais do que dois bolsistas?

R: Você pode ter no máximo dois bolsistas PIBIC e um bolsista PIBITI.

Tenho um projeto de IT, posso encaminhar no PIBIC e no PIBITI ao mesmo tempo?

R: Sim, mas respeitando os perfis respectivos.

Como faço para obter uma declaração de orientação do PIBIC?

R: Acessar o link: http://formulario.pibic.ufsc.br/certificado/procurar e digitar o CPF de seus bolsistas. Imprimir certificado.