Orientador

Quero substituir um bolsista, porém ainda não tenho um novo (prazo de 30 d). Utilizo a opção Cancelar ou Substituir?

R: Pode utilizar a opção Cancelar. Dentro dos 30 dias, ao clicar no nome do aluno cancelado, irá aparecer a opção “Reverter Cancelamento”, então prosseguir com a substituição.

A substituição do bolsista no CNPQ é automática quando feita pelo orientador?

R: Não.

Já realizei uma substituição de bolsista. Como não posso efetuar a segunda substituição, é possível cancelar o projeto e criar um novo utilizando a mesma bolsa até o final de sua vigência?

R: Não é possível. Necessário aguardar o próximo edital de bolsas.

Nos meses de janeiro e fevereiro o aluno não trabalhou e recebeu bolsa. Como devo proceder?

R: O aluno deve devolver os valores recebidos indevidamente para a UFSC, se ele for bolsista BIPI ou para o CNPQ caso ele seja bolsista PIBIC.

Para a renovação da bolsa de Iniciação Científica, sem a renovação do projeto, deve-se mandar um relatório parcial ou um relatório final de Iniciação Científica?

R: Relatório Parcial.

Tenho duas bolsas de IC iniciadas no ano passado que pretendo renovar por mais um ano. Não entendi direito o procedimento para pedir a renovação das bolsas.

R: É preciso fazer o pedido novamente. É necessário acessar o link: http://formulario.pibic.ufsc.br/ para isso. Se não o fizer, o sistema entenderá que não quer orientar aluno depois do dia 01 de agosto.

Há um limite de renovações da bolsa PIBIC?

R: Não, não existe limite mínimo nem máximo de permanência como bolsista.As únicas condições exigidas são que o aluno esteja cursando a graduação, não tenha  outra fonte de renda e seja indicado pelo professor orientador. Além de respeitar o que preconiza o Edital lançado a cada ano.

O relatório parcial, este que deve ser enviado até meados de maio, deve ser redigido pelo bolsista e pelo orientador. Mas, tendo em vista que haverá renovação da bolsa, mas não renovação do bolsista, o relatório deve ser redigido pelo aluno?

R: Pelo bolsista. Mesmo que ele não vá continuar.

Pedimos a renovação de um projeto e uma bolsa PIBIC. O relatório parcial foi enviado em maio, aprovado e a bolsa também aprovada. Estamos com dúvida se necessitamos enviar o relatório final, pois a prorrogação do projeto foi solicitada justamente porque falta a conclusão de parte do projeto. Se pedirmos a renovação do mesmo projeto, não deveríamos enviar o final somente ano que vem?

R: Não. Precisamos do relatório final referente ao plano proposto ao aluno ora indicado; ano que vem é preciso o relatório final do plano que se inicia agora em agosto. Se o projeto vai continuar ou não, é indiferente.

Estou indicando o aluno x para a bolsa. Ele está neste momento cumprindo o período de substituição do aluno y. O aluno y já me enviou o relatório e terei também o relatório do x. Como devo fazer? Juntar os dois relatórios e dar um único parecer, fazer dois pareceres, enviar em separado?

R: Sim, professor. A ideia é que o relatório final seja uma junção das atividades executadas pelos dois bolsistas.

Em nenhuma circunstância um orientador poderá repassar a outro pesquisador a orientação de seu(s) bolsista(s). Em caso de impedimento eventual do orientador, O QUE INCLUI AFASTAMENTO PARA FORMAÇÃO OU QUALQUER OUTRO MOTIVO, a(s)  bolsa(s) retorna(m) à coordenação de IC da UFSC (PRPE)”. O afastamento por problemas de saúde e licença maternidade estão inclusos?

R: Depende do tempo de afastamento. Se aceita até um máximo de três meses.

Como pesquisadora 1 do CNPq tenho direito a mais do que dois bolsistas?

R: Você pode ter no máximo dois bolsistas PIBIC e um bolsista PIBITI.

Tenho um projeto de IT, posso encaminhar no PIBIC e no PIBITI ao mesmo tempo?

R: Sim.

Como faço para obter uma declaração de orientação do PIBIC?

R: Acessar o link: http://formulario.pibic.ufsc.br/certificado/procurar e digitar o cpf de seus bolsistas. Imprimir certificado.